Colocada:
Ter Set 15, 2009 10:57
Assunto: LIS-HAM e WAW-LIS na TAP
Caros Amigos,
De volta à TAP …
Dia – 19.Agosto.2009
Companhia – TAP Portugal
Voo – TP 0560
Lisboa (LIS) – Hamburgo (HAM)
LIS 9h30 - HAM 13h50
Avião – A319 (CS-TTM) (cn1106)
Lugar – 9F (Fila de emergência)
Cmdt – Bruno Ferreira
Passageiros – 108
Distância – 1367 mi (2200 km)
Preço – 20000 milhas Victoria + 90.68€ (LIS-HAM e WAW-LIS)
Os meus últimos voos na TAP foram efectuados a bordo de aviões antigos e pouco confortáveis. Numa companhia com bastantes aviões excelentes, estava mesmo com muito azar no que toca aos aviões escalados para os meus voos. Depois de algumas viagens menos agradáveis, impus a mim próprio um afastamento da TAP por um período de 6 meses.
Tinha decidido ir ver os mundiais de Atletismo a Berlim e visitar a Polónia. A ideia inicial seria fazer Lisboa-Berlim na easyJet, um Varsóvia-Londres e um Londres-Lisboa. Acontece que o preço dos voos, mesmo com muita antecedência, já estavam caros … ai pensei, tenho milhas para voar com a TAP a preços acessíveis e posso aproveitar o recente voo directo entre Varsóvia e Lisboa.
Uma vez que a TAP não voa para a capital da Alemanha, tive de escolher Hamburgo, assim aproveitei para conhecer um pouco desta cidade. O plano estava traçado, seria um LIS-HAM mais um WAW-LIS. Tinha então que avançar com a reserva. Como o site do programa Victoria não permite fazer a compra de voos com a “ida diferente do regresso”, tive de recorrer ao serviço telefónico. Isso faz encarecer os custos em 25€, no entanto reclamei e obviamente foi-me dada razão, não tendo que pagar a taxa de serviço telefónico (ver: http://www.linhadafrente.net/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=14271&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight= )
Optei por fazer o check-in pela internet no dia anterior ao voo. No dia do voo dirigi-me ao balcão específico para “entrega de malas” e deixei ai a minha bagagem, num processo que demorou cerca entre 3 a 5 minutos. Depois foi a vez de ir ao controlo de segurança (Raio-X), que não estava muito complicado, isto apesar do aeroporto estar com muitos passageiros naquela manhã.
O meu actual cartão TAP permite o acesso ao lounge da Groundforce. Seria a primeira vez que ia utilizar aquele espaço. O local é em tons de Branco e Azul, as cores da empresa, e apesar de simples é agradável. Dispõe de TV’s, dois computadores para acesso à internet, WC´s específicos além de alguma comida e bebidas.
Os voos em Lisboa
O lounge da Groundforce
Como de costume, fui dos últimos a embarcar (não gosto de estar naquelas enormes filas que se formam assim que é anunciado o inicio do embarque) e fui no segundo autocarro para o avião que estava estacionado no lugar P414, zona “central da placa”.
Já no interior do A319
Chegado ao avião instalei-me no meu assento na fila 9, a fila de emergência. O assento em pele, algo que há muito não apanhava na TAP, era confortável e espaçoso. O push-back foi às 9h46 (+16m). Segundo as palavras do comandante Bruno Ferreira no habitual discurso aos passageiros, o ligeiro atraso deveu-se a problemas com o carregamento das bagagens no avião.
Pensei que o avião estivesse completo, isto porque tentei comprar 5 dias antes um lugar para um amigo neste voo com milhas Victoria e já não havia disponibilidade. Mas no avião havia ainda mais de 20 lugares por ocupar … vá-se lá entender a atribuição de lugares ao programa Victoria . A solução foi o meu amigo voar para Praga e encontrarmo-nos em Berlim.
O aeroporto de Lisboa estava com o movimento normal, o moderno B777 da TAAG estava presente e a novidade era um BAe 146 da Air Dolomiti que transportava a equipa da Fiorentina que tinha jogado em Lisboa na véspera.
Às 9h50 iniciamos o nosso voo na pista 03. Às 11h10 é servido a refeição, um empadão com salada, pão e sobremesa. Para além de vinhos e cerveja a TAP serve sumos (Compal) e água (Luso) de boa qualidade.
O inicio do voo
A Ponte Vasco da Gama vista na partida da pista 03
A refeição servida
O voo foi tranquilo. Pedi uma almofada para encostar a cabeça e dormir um pouco, pedido que foi imediatamente satisfeito. Nos ecrãs passou alguma da informação acerca do voo, bem como uma serie de apanhados e outros programas.
O interior do CS-TTM, o meu assento
O ecrã para o entretenimento a bordo
A aterragem no aeroporto de Hamburgo deu-se às 13h41 (+1h na Alemanha) e às 13h45 já estávamos parados na manga para o desembarque. A minha bagagem demorou menos de 10m a estar nas minhas mãos. O aeroporto de Hamburgo deixou-me muito boa impressão: moderno, com luz natural, funcional … a tradicional qualidade alemã. Apanhei o metro para o centro da cidade e assim acabou a manhã do dia 19 de Agosto.
Já numa manga do aeroporto de Hamburgo
Algum do movimento em HAM (pena os reflexos provocados pelo vidro do terraço)
Muita qualidade, o aeroporto de Hamburgo
O A319, CS-TTM (foto de Wim Callaert – Airliners)
Pela tripulação, pontualidade e avião posso dizer que foi um dos meus melhores voos de sempre na TAP. Dei comigo a pensar que basta apanhar um avião confortável (em vez dos CS-TNO, TNB e TNA) para ver como a TAP é uma excelente companhia .
Nota muito positiva para este voo “5 estrelas”.
Volto em breve com o voo Varsóvia-Lisboa.
Um abraço,
Jopeg _________________ João Pedro Gomes
Sam31 Regular
Colocada:
Qua Set 16, 2009 7:21
Assunto: Re: LIS-HAM e WAW-LIS na TAP
Caro João
Estou surpreendido com a refeição servida....
Eu viajo todas as semanas para Barcelona, maioritariamente na TAP, e a refeição que servem é sempre uma sandes e:
- 1 yougurte (normalmente pela manha)
OU
-1 salada de frutas
OU
- 1 barra de cereais
Tratou-se de alguma refeição especial?
Relativamente aos aviões desconfortáveis juntaria o TNP (com a pintura StarAlliance).
Colocada:
Qua Set 16, 2009 7:30
Ave!
Estão porreiras as fotos, acho piada a estas "espécie de reportagem".
Também viajo com frequência entre Lisboa e Estocolmo e a refeicão é a mesma que servem para hamburgo.
carlos_rocha_OPO Casual
Colocada:
Qua Set 16, 2009 7:35
Eu também fiquei surpreendido com a refeição.
Viajo com alguma frequência na TAP e invariavelmente recebo uma sande e uma salada de fruta.
Cumpts
Carlos Rocha
CSTTI Casual
Colocada:
Qua Set 16, 2009 8:20
As refeições na TAP em classe económica estão diferenciadas de acordo com a duração do voo. Nos voos europeus em que a duração de horário seja superior a 3h10, é servida refeição quente, almoço ou jantar, conforme o caso. Isto abrange as seguintes rotas:
Nos voos LIS-DME-LIS é servida uma refeição adicional a este serviço, sendo que nos restantes voos (europeus e domésticos), com duração de horário entre 2h00 e 3h10 (a maioria dos voos europeus) são servidas sandes quentes e salada de fruta ou bolo ou chocolate ou barra de cereais. Nos voos com duração inferior a 2h00 as sandes são frias.
TAP153 Guru
Local/Origem: Lisboa
Colocada:
Qua Set 16, 2009 8:31
Bom dia,
No ano passado para ARN, foi servida uma refeição de lulas recheadas! Muito boas por sinal!
Colocada:
Qua Set 16, 2009 9:12
Também apanhei essa das lulas recheadas.
A TAP tem umas refeicões boas.
Ja apanhei servicos na Lufthansa e Air France que deixaram um bocado a desejar..mas pronto eu sou esquisito sei lá..
Spell Regular
Colocada:
Qua Set 16, 2009 10:54
Quando viajei para copenhaga em Abril passado, apanhei exactamente essa refeição, estava muito bom. Antes da refeição ainda serviram uns aperitivos.
Cumprimentos,
Miguel Santos _________________
CarlosSchmidt Guru
Colocada:
Qua Set 16, 2009 11:24
Jopeg escreveu:
Pensei que o avião estivesse completo, isto porque tentei comprar 5 dias antes um lugar para um amigo neste voo com milhas Victoria e já não havia disponibilidade. Mas no avião havia ainda mais de 20 lugares por ocupar … vá-se lá entender a atribuição de lugares ao programa Victoria .
Jopeg, isso deveu-se naturalmente ao facto de o TAP Victoria ter direito a "x" lugares por voos. Esses estavam todos vendidos pelos vistos. Se o teu amigo quisesse comprar um bilhete normal concerteza que conseguiria! _________________ carlos schmidt
www.voltaomundo.net e
www.portugalspotters.org
Sam31 Regular
Colocada:
Qua Set 16, 2009 11:57
CS-TTI
Obrigado pelo esclarecimento, não fazia ideia da diferenciação das refeições pelos tempos de voo.
Ja percebi porque na semana passada para Heathrow comi uma sandes quente e nesta segunda feira para Barcelona comi uma sandes fria.
Obrigado pela info.
Sam
AndreGarcez Guru
Local/Origem: Carcavelos/Lisboa
Colocada:
Qua Set 16, 2009 12:15
Belo report João! Espero por mais... _________________ <div align="left">Fotos em:<br><a href="http://www.jetphotos.net/showphotos.php?userid=33151">http://www.jetphotos.net/showphotos.php?userid=33151</a><br>Ah e claro... no LDF!</div>
FILIPEFREITAS74 Regular
Colocada:
Qua Set 16, 2009 1:37
CarlosSchmidt escreveu:
Jopeg escreveu:
Pensei que o avião estivesse completo, isto porque tentei comprar 5 dias antes um lugar para um amigo neste voo com milhas Victoria e já não havia disponibilidade. Mas no avião havia ainda mais de 20 lugares por ocupar … vá-se lá entender a atribuição de lugares ao programa Victoria .
Jopeg, isso deveu-se naturalmente ao facto de o TAP Victoria ter direito a "x" lugares por voos. Esses estavam todos vendidos pelos vistos. Se o teu amigo quisesse comprar um bilhete normal concerteza que conseguiria!
Ok! Mas não deixa de ser um bocado ridículo, não poder comprar um bilhete, para depois irem cadeiras vazias
Já começo a perceber o porquê daquela casa dar prejuízo
CarlosSchmidt Guru
Colocada:
Qua Set 16, 2009 2:07
FILIPEFREITAS74 escreveu:
Ok! Mas não deixa de ser um bocado ridículo, não poder comprar um bilhete, para depois irem cadeiras vazias
Filipe, do que percebi do relatório do Jopeg, estava em causa apenas a aquisição de bilhete através de milhas TAP Victoria e não a simples aquisição de um bilhete a troco do seu pagamento, daí a alternativa com milhas (creio) via PRG. _________________ carlos schmidt
www.voltaomundo.net e
www.portugalspotters.org
tff Perito
Local/Origem: FLR
Colocada:
Qua Set 16, 2009 2:18
Como de costume, um excelente relatório, João!
CSTTI escreveu:
As refeições na TAP em classe económica estão diferenciadas de acordo com a duração do voo. Nos voos europeus em que a duração de horário seja superior a 3h10, é servida refeição quente, almoço ou jantar, conforme o caso. Isto abrange as seguintes rotas:
Nos voos LIS-DME-LIS é servida uma refeição adicional a este serviço, sendo que nos restantes voos (europeus e domésticos), com duração de horário entre 2h00 e 3h10 (a maioria dos voos europeus) são servidas sandes quentes e salada de fruta ou bolo ou chocolate ou barra de cereais. Nos voos com duração inferior a 2h00 as sandes são frias.
Este ano, num LIS-BLQ (que não continuava para ZAG) apanhei uma refeição quente ao pequeno-almoço. Será que, para uniformizarem o destino para efeitos de catering, todos os vôos para BLQ são tratados como se fossem LIS-BLQ-ZAG? _________________ O meu blogue:
Flying in circles
FILIPEFREITAS74 Regular
Colocada:
Qua Set 16, 2009 2:42
CarlosSchmidt escreveu:
FILIPEFREITAS74 escreveu:
Filipe, do que percebi do relatório do Jopeg, estava em causa apenas a aquisição de bilhete através de milhas TAP Victoria e não a simples aquisição de um bilhete a troco do seu pagamento, daí a alternativa com milhas (creio) via PRG.
Volto a repetir, é ridículo, independentemente de um bilhete através de milhas ou blihete a troco de pagamento, ou seja de que tipo de bilhete for. Para mais nos tempos de vacas magras que passamos, ter o desplanto de recusar passageiros, tendo ainda cadeiras vazias Assim não vão longe Depois não me obrigem a ter pena de voçês
Quanto à viagem em si, muito bem Jopeg, mais uma viagem, mais um relatório .
Todos os tempos são GMT Ir à página 1, 2, 3Seguinte
Página 1 de 3
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum